12 de setembro de 2013

Você é o responsável


Nos dias de hoje, o que mais podemos observar nas ruas, no trabalho, na escola, entre os amigos e até mesmo dentro dos nossos lares, são pessoas cada vez mais frustradas e infelizes com acontecimentos que fugiram do seu pseudo controle.

Contas a pagar, trânsito, excesso de trabalho, falta de tempo, e todo o tipo de sofrimento: itens comuns que nos atordoam constantemente e que nos fazem questionar sobre a necessidade de estarmos passando por tudo isso.

Não é assim que acontece? Mas você já parou pra pensar de quem é a culpa?
Por que temos contas, sentimos raiva, ficamos frustrados? Por quê? Ou por quem?

Por exemplo: se sentimos raiva porque alguém nos empurrou dentro do ônibus, de quem é a culpa pela nossa raiva? Se estamos com fome, e não paramos pra comer, de quem é a culpa? Se uma vaga de emprego que buscamos não nos é dada, a culpa é de quem? Por que temos tanta conta pra pagar?

Normalmente, quando algo dá errado – contrário ao que queremos – é comum que culpemos alguém. É claro! É muito mais confortável colocar a culpa no outro do que em nós mesmos. Isso nos livra de um enorme sofrimento, e automaticamente o peso todo passa a ser daquela pessoa ou de um fato qualquer.  Daí, logo pensamos: sou um frustrado por causa do outro! Não estou realizado por que? Eu merecia isso, não merecia aquilo! Sou uma vítima! Que droga de vida!

Mas ao contrário, quando a vaga dá certo, ou quando lucramos com algo, ou quando vem o resultado esperado, ah! que alívio. Ainda bem que EU consegui, ainda bem que Deus me ajudou, agora estou realizado. Agora sim eu sou feliz!

Já parou pra pensar de quem é a culpa pelo seu fracasso ou sofrimento?
Já parou pra pensar de quem é o mérito pelo seu sucesso ou felicidade?

Para ambos, o responsável é você mesmo. Você não é a vítima, você é o voluntário. Ninguém pode ser responsável pelo que te acontece! Nem o outro, nem Deus, nem ninguém. Eu sou responsável pela minha vida, pelos meus atos, pelos meus pensamentos. Sejam eles bons ou ruins, a “culpa” é toda minha. Sempre foi assim e sempre será assim!

Quando atribuo culpa ou o mérito a alguém, estou colocando a minha felicidade nas mãos daquela pessoa. E se ela tem nas mãos a minha felicidade, então ela é a responsável por mim, ela tem tudo, e eu não tenho nada! Nem o direito de reclamar. Ora, sendo assim, então posso afirmar categoricamente que o outro tem o controle sobre a minha vida!

Isso tem um nome: escravidão. Quando somos escravos de nós mesmos, somos escravos de tudo, de toda a vida, de todo o universo.
E se somos escravos, não temos liberdade. Não podemos escolher se quer o que pensar, porque o outro me trará algum sentimento quando algo acontecer, porque deixei essa responsabilidade nas mãos dele.

É assim que nos tornamos miseráveis. Criaturas escravas e miseráveis do seu próprio pensamento, marionetes caminhando de forma contrária à existência.

Osho diz: “Se você é miserável é por sua causa, não por causa de Deus ou do Demônio. Se você é miserável, está se comportando com a energia de forma errada. Será feliz e cheio de graça se se mover com a energia. Quando você se move contra ela, o responsável é você.”

Perceba que, quando presenteia alguém com a responsabilidade da sua vida, está automaticamente perdendo a oportunidade de controlar seu destino, porque isso não cabe mais a você. Se você é o responsável, tudo muda, tudo flui, e você torna-se o senhor, passa a ter o controle, passa a ser o responsável.

Isto significa que, quando te empurrarem no ônibus, sua felicidade permanecerá inabalável. Quando a vaga de emprego não acontecer a seu favor, ótimo, estará a favor de alguém, e todos somos um só, e por isso sentirá a felicidade, e não se frustrará, porque era pra ser assim, e assim será, e você seguirá o fluxo de sua existência, sendo você o único responsável!

Siga neste fluxo, e mudará completamente a sintonia dos seus pensamentos, e se tornará livre. Você será o comandante da sua própria vida. O sol brilhará e você será feliz. A chuva cairá, e sua felicidade ainda permanecerá viva, porque você é o responsável, não o sol nem a chuva, nem Deus nem o Demônio. Só você e mais nada!

Seja livre, pratique essa liberdade, aceite a energia, seja a energia, seja o responsável!

...
Pensamento Guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário